sábado, 3 de março de 2012

Gonçalo Cadilhe seguiu os passos de Darwin

Jornalista revisitou e documentou locais da expedição



Imagem de Gonçalo Cadilhe (Iguana das Galápagos)

Os locais por onde o naturalista Charles Darwin viajou, a bordo do navio Beagle, foram revisitados pela objetiva do viajante e jornalista Gonçalo Cadilhe. A inauguração da exposição «Nos Passos de Darwin» será depois de amanhã pelas 18h, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (Colégio de Jesus) e a entrada é livre.

Gonçalo Cadilhe visitou os mesmos locais, 150 anos depois, mas a missão foi outra: documentar experiências pessoais em livros de viagens. Na exposição «Nos Passos de Darwin», o público é convidado a participar nesta viagem, passando por locais tão distantes como o Cabo da Boa Esperança, a Patagónia, as Galápagos ou a Polinésia.

“Ao longo de 20 anos de carreira, passei várias vezes por lugares por onde Darwin passou. A exposição mostra locais que fizeram parte da viagem de Darwin a bordo do Beagle e que resultaram na obra ‘A origem das espécies’”, disse hoje Gonçalo Cadilhe à Lusa.

Darwin foi um dos mais importantes e influentes cientistas de todos os tempos. A viagem que realizou como naturalista a bordo do Beagle, entre 1831 e 1836, teve como objetivo completar o levantamento cartográfico da Patagónia e da costa da Terra do Fogo, Chile, Peru e de algumas ilhas do Pacífico. Durante a expedição, Darwin realizou observações detalhadas e recolheu diversos espécimes que desencadearam as ideias da sua teoria da evolução ("A Origem das Espécies", 1859).

A exposição «Nos Passos de Darwin» estará patente no Museu da Ciência até ao dia 31 de Maio, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 18h e está relacionada com as comemorações, em 2009, dos 150 anos da publicação de «A Origem das Espécies» e dos 200 anos do nascimento de Darwin. Esta iniciativa insere-se no âmbito da XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian.

In: www.cienciahoje.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário