segunda-feira, 5 de março de 2012

Fórum na Praia de 8 a 11 de Março - O valor dos nossos recursos naturais, hoje e no futuro...

Comece desde já a pensar no próximo fim-de-semana. Entre os dias 8 a 11 de Março acontece o Fórum na Praia. Será que desenvolvimento sustentável é possível? Mas afinal quantas espécies de aranhas é que existem? Briófitos …o que? Se tem interesse na resposta a estas perguntas, não perca a oportunidade e passe o fim-de-semana na companhia da equipa que concretizou o evento Fórum na Praia, na Academia da Juventude e Arte da Terceira.


O Fórum na Praia pretende promover a reflexão sobre o valor dos nossos recursos naturais, hoje e no futuro. O evento é organizado pelo Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e é financiado pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia. As diversas actividades preparadas para si são resultado do estabelecimento de parcerias com inúmeras instituições.

O programa começa com um curso de formação sobre participação pública (dia 8 e 9 de Março), contudo a maioria das actividades acontecem durante o fim-de-semana. Entre 10 e 11 de Março as actividade são gratuitas, para todos os gostos e idades.

Pode colaborar na identificação do maior número de espécies possíveis através dos Grupos de Identificação. Estes grupos vão estar no terreno em busca de novas espécies e posteriormente num laboratório, montando na Academia da Juventude e Artes da Terceira. Cada grupo é liderado por investigadores da Universidade dos Açores e inclui os seguintes grupos: plantas (liderado pela Dra. Cecília Melo), Biodiversidade Marinha (Professor Pedro Barreiros), Artrópodes (na companhia do Professor Paulo Borges), Aranhas (Dr. Pedro Cardoso), Briófitos e plantas (Professora Rosalina Gabriel), Aves Terrestre (liderado pelo Dr. Carlos Pereira). Contamos também com a presença de investigadores provenientes do Faial e S. Miguel; Dra. Verónica Neves líder do Grupo de identificação em Aves Marinhas e Professor Sérgio Ávila, responsável pelo Grupo de Identificação de Moluscos.

A participação no Grupo de Identificação da Biodiversidade Marinha implica formação prévia em mergulho. Para quem nunca experimentou mergulho pode experimentá-lo através da actividade de Baptismo de mergulho.

Caso pretenda contribuir para a discussão sobre Desenvolvimento Sustentável na Baía da Praia da Vitória, poderá faze-lo em dois momentos distintos. No sábado durante a apresentação da plataforma de simulação sobre a gestão dos Pauis da Praia, das 18h às 20h, ou no domingo (entre as 10h e as 13h) onde diversos intervenientes vão promover a discussão sobre este tema. As comunicações orais serão feitas por elementos de diversas instituições: Câmara da Praia da Vitória, Direcção Regional do ambiente, operadores turísticos, Departamento de Ciência Agrárias, entre outras presenças a confirmar.

Para quem prefere uma caminhada, pode optar pelo passeio pedestre – Uma praia de areia e escarpas dinamizado pela Associação Os Montanheiros.

Para quem pretende iniciar ou aperfeiçoar a actividade de observação de aves a nível recreativo ou profissional pode inscrever-se no Curso de Formação Inicial em Observação de Aves dos Açores.

Finalmente entre 8 e 11 de Março venha ver a Baía da Praia da Vitória através dos olhos de um grupo peculiar - os observadores de aves nacionais e internacionais – numa exposição fotográfica patente na Academia da Juventude e Arte da Terceira.

Consulte o programa no blog do projeto em http://forumnapraia.blogspot.com/ ou inscreva-se através do email helenaguimarães@uac.pt ou do contacto telefónico 968829544.



As atividades são gratuitas* e para todas as idades! PARTICIPE!


* os cursos de formação estão sujeitos a valor de inscrição


Contactos e inscrição: 968829544


helenaguimaraes@uac.pt


Local nuclear: Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira


http://www.cmpv.pt/academia/

Sem comentários:

Enviar um comentário