terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ninho de dinossauro com 15 crias achado na Mongólia

Estudo revela informações sobre o desenvolvimento pós-natal das crias

  

  Ninho do dinossauro 'Protoceratops andrewsi'

Ninho do dinossauro 'Protoceratops andrewsi'



Um ninho repleto de restos fossilizados de 15 crias de dinossauro, da espécie Protoceratops andrewsi, foi encontrado em Tugrikinshire, na Mongólia, por investigadores norte-americanos. Trata-se do primeiro ninho deste género alguma vez descoberto.
O estudo deste achado revela novas informações sobre o desenvolvimento pós-natal e sobre o cuidado dos progenitores em relação às crias. O estudo está publicado no «Journal of Paleontology».
David Fastovsky, professor de geociência da Universidade de Rhode Island, a descoberta revela que as crias permaneciam no ninho durante um longo período.
“Encontrar dinossauros jovens num ninho é um acontecimento relativamente raro e não me lembro de nenhuma outra espécie que conserve 15 crias desta forma”, diz o investigador, citado pelo jornal espanhol «ABC».
Encontrado na Formação Djadochta, zona de Tugrikinshire, Mongólia, o ninho tem forma de bacia e um diâmetro de 2,3 metros. Os investigadores admitem que terá 70 milhões de anos.
No seu interior encontram-se, então, os 15 dinossauros, dez dos quais completos, num estado de crescimento e desenvolvimento semelhante e com o mesmo tamanho, o que indica que serão todos filhos da mesma mãe.
Um Protoceratops andrewsi adulto media 1,84 metros de altura e demorava dez anos para atingir o seu tamanho máximo. Os investigadores calculam assim que as crias teriam um ano quando morreram.
A morte terá decorrido provavelmente, durante uma tempestade de areia, acreditam os investigadores. Os motivos da excelente conservação dos fósseis prendem-se com a aridez do terreno.
O local que é actualmente a Mongólia era amplamente habitado por dinossauros terópodes, entre eles o conhecido Velociraptor, que provavelmente se alimentava das crias dos Protoceratops.

Artigo: A Nest of Protoceratops andrewsi(Dinosauria, Ornithischia)

Sem comentários:

Enviar um comentário