terça-feira, 16 de outubro de 2012

V Semana do Mar

O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo está a organizar, em parceria com o Europe Direct Açores, a V Edição da "Semana do Mar". A atividade surge no âmbito do Dia Mundial Marítimo, decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que pretende chamar a atenção para a importância global das indústrias marítimas para o comércio mundial, a promoção da segurança no transporte marítimo e ainda com o objetivo de assegurar a proteção do ambiente marinho. Os objetivos que norteiam as atividades são: celebrar a efeméride supracitada; sensibilizar o público-alvo para a importância da preservação do mar como fonte de recursos e pelos seus ecossistemas; envolver participantes de diversas faixas etárias, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, e promover a integração de iniciativas do interesse comum e o espírito de parceria.
Este ano as atividades realizar-se-ão de 23 a 27 de Outubro e terão como público-alvo principal Instituições de Solidariedade Social e grupos de risco: Associação Cristã da Mocidade, Cáritas (confirmar), Santa Casa da Misericórdia, Irmandade Nossa Senhora do Livramento, Casa de Saúde de São Rafael e o Centro Comunitário da Terra-Chã.
As atividades incluem:  palestra "Invasões de espécies do Mar Vermelho no Mediterrâneo - a crise biológica do Canal do Suez", pelo Prof. Doutor João Pedro Barreiros; uma sessão intergeracional designada "As gerações em actividade no meio aquático", dinamizada pelas fisioterapeutas Mercês Matos Fonseca e Manuela Azevedo; limpeza subaquática na Marina de Angra do Heroísmo; atividade de "tanques de contacto"; sessões alusivas à Campanha "SOS Cagarro 2012", saídas de barco com grupos de instituições de solidariedade social e ainda um workshop.
A semana conta com o apoio da Marinha /Capitania do Porto de Angra do Heroísmo; Portos dos Açores; Universidade dos Açores; Parque Natural da Terceira; Octopus Diving Center; Diveropus; Clube Naval Praia da Vitória; Cruz Vermelha Portuguesa; Associação Bandeira Azul da Europa e SurfRider Foundation Azores.

Sem comentários:

Enviar um comentário