quarta-feira, 21 de setembro de 2011

“Semana do Mar" Edição de 2011





O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (CCAH) em parceria com a Associação de Defesa do Ambiente Gê-Questa organizam a IV Semana do Mar, cujas actividades realizar-se-ão na semana de 26 de Setembro a 1 de Outubro.

Este evento começou por surgir em 2008 como actividade relacionada à efeméride do Dia Internacional Marítimo, sendo este ano alusiva ao Dia Mundial Marítimo, celebrado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

O Dia Mundial Marítimo é um evento anual que realça a importância global das indústrias marítimas para o comércio mundial, a promoção da segurança no transporte marítimo e da necessidade de protecção dos ecossistemas marinhos e seus recursos. Os objectivos desta semana são celebrar a efeméride supracitada, sensibilizar o público-alvo para a importância da preservação do mar seus recursos e ecossistemas, sensibilizar para a sua importância como zona de práticas de lazer e as questões de segurança que envolvem a prática balnear e de desportos aquáticos e finalmente integrar instituições promovendo iniciativas do interesse comum.

Nas edições anteriores a Semana do Mar foi mais orientada para grupos escolares do 2º e 3ºs ciclos. Esta edição contará com o apoio da Universidade dos Açores, OMA-Observatório do Mar dos Açores; Marinha Portuguesa /Capitania, APTG, Octopus Diving Center, Aguiatur, Ocean Emotion, Diveropus, Clube Náutico de Angra do Heroísmo, Clube Naval da Praia da Vitória e Associação de Surf da ilha Terceira.


A semana terá uma forte componente social através da participação de instituições de apoio social como a Cáritas, Irmandade Nossa Senhora do Livramento, Santa Casa da Misericórdia, Associação Cristã da Mocidade e Casa de Saúde de São Rafael. Entre as actividades interiores destacam-se uma palestra da Universidade dos Açores, tanques de contacto, observação à lupa e identificação de espécies, montagem de ecossistemas, dissecação de peixes, jogos, etc. Quanto às actividades exteriores, serão mais orientadas para grupos com necessidade especiais, como saídas de barco ao ilhéu das Cabras, whale-watching, demonstrações de resgate marítimo e segurança, observação de aves marinhas, visita guiada a um farol, workshops de iniciação à vela, canoagem e surf, entre outras.

Participe e divulgue!

Sem comentários:

Enviar um comentário