sexta-feira, 5 de março de 2010

RCE Anual meeting @ Graz, december 2009

A recém criada RCE Azores, da qual o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo faz parte integrante, esteve representada em Graz, Áustria, no final do ano passado, entre os dias 15-18 de Dezembro, para a reunião anual das RCEs. Foram discutidas estratégias futuras de legalização, alargamento e aquisição de fontes de financiamento para as RCEs.

Foram exibidos cartazes e foi realizada uma pequena apresentação sobre a nossa RCE, com algumas imagens dos Açores, indicação dos parceiros principais que compõem a rede, estado actual e objectivos futuros, sendo que no final da mesma foi demonstrado algum interesse em realizar daqui a 1 ano (2011) a reunião anual nos Açores.

Foram debatidos inúmeros assuntos, desde a evolução a partir da reunião anterior (Montréal), passando pela Universities European Network, criação de linguagem comum entre RCEs, eventualidade da criação de uma plataforma virtual e houve ainda espaço para a visita a uma fábrica de chocolates biológicos e "fair trade", que paga directamente ao produtor de uma forma muito mais justa (3 vezes mais que o normal), e foi apresentado um exemplo dum fenómeno geográfico "Volcano Land" ("terra do vulcão", devido à existência de um antigo vulcão na região da Estíria (Styria, Áustria) e a forma como este pode criar uma multiplicidade de exemplos de sustentabilidade à volta desse conceito, desde o comércio de produtos alimentares da região com a marca "vulcão", restaurantes, fábricas, agências, turismo, etc. Acima de tudo, a parte em foco e que seria o "sumo" desta visita seria a "inovação regional".

Brevemente serão disponibilizados alguns links, de RCEs europeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário