sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A «Flora» está «On» a partir de 25 de Fevereiro

Base de dados "permite a qualquer um orientar-se no mundo da botânica"

A 25 de Fevereiro é lançada uma base de dados interativa com um interface de pesquisa fotográfico, geográfico e morfológico da flora portuguesa.


O «Flora-On» está a ser desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Botânica e procura ter uma abordagem inovadora à disponibilização e pesquisa da informação da flora para todo o público.

O projeto pretende “tornar simples e intuitivo o acesso à informação de toda a flora de Portugal”, explica Miguel Porto ao Ciência Hoje.

Segundo o botânico, “o problema principal que distancia o público em geral das plantas não é apenas a falta de informação” mas o facto de não ser fácil de encontrar o que se procura e “muitas vezes também não é fácil compreender o que se encontra”.

Miguel Porto considera que para além da informação estar “em geral dispersa”, “não existe nenhuma ferramenta que seja suficientemente intuitiva que permita a qualquer pessoa orientar-se no mundo da botânica sem que tenha de conhecer uma panóplia de termos técnicos que assustam à partida”.

É neste âmbito que o «Flora-On» pretende revelar-se importante. “Sem desprimorar o rigor da informação, tentamos simplificar a busca para que o sucesso da pesquisa seja maximizado”, sublinha o investigador.

Para saber o nome de uma planta, exemplifica Miguel Porto, basta descrever por palavras aquilo que se consegue observar ou em que tipo de habitat ou local foi encontrada. Se o utilizador não sabe como há-de descrever a planta pode usar o interface de identificação interativa que o orientará pelo caminho mais rápido para chegar à espécie que procura.

O «Flora-On» é um projeto que estará em constante atualização. A partir de amanhã haverá informação para cerca de 1500 espécies mas “a meta final será incluir informação de todas as espécies nativas e naturalizadas de Portugal Continental e Ilhas dos Açores e Madeira”, avança Miguel Porto.

A ser desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Botânica desde há dois anos através do trabalho voluntário de vários colaboradores, o projeto lança o desafio para que mais pessoas e instituições científicas possam contribuir para o seu desenvolvimento.

Susana Lage in www.cienciahoje.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário