quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Lixo espacial cai na Namíbia

Uma esfera metálica com seis quilogramas está a ser investigada



Uma bola de metal com seis quilogramas e 35 centímetros de diâmetro caiu numa região isolada do norte da Namíbia, a 750 quilómetros da capital Windhoek. A informação, divulgada hoje, dá conta que a bola veio do espaço e chegou à Terra em Novembro passado. Provavelmente, trata-se de um fragmento de um foguete espacial.

A bola é oca e composta por “uma liga metálica conhecida pelo homem”, explica o director do Instituto de Ciências Forenses da Namíbia Paul Ludik.

As autoridades acreditam que o objecto se desprendeu da órbita terrestre, onde existe uma grande quantidade de lixo espacial, e já entraram em contacto a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e com a Europeia (ESA) para tentarem descobrir a origem da esfera.

Este tipo de acontecimento é raro e não representa um grande perigo para os habitantes da Terra. Segundo cálculos da NASA, as hipóteses de uma pessoa ser atingida por lixo espacial são de 1 em 3200.

Desde o lançamento do primeiro satélite artificial em órbita, o Sputnik, não houve registo de mortes provocadas por queda de lixo espacial. Pensa-se que apenas uma pessoa tenha sido atingida, e sem gravidade: em 1997, a americana Lottie Williams sentiu algo a bater no ombro. Era um pequeno fragmento de um foguete Delta.


Ciência Hoje, 22 de Dezembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário