quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aprender no mundo louco das tartarugas

"Aprender no mundo louco das tartarugas" é um convite para a experimentação e para a criatividade  no ambiente virtual Netlogo onde se programa de forma muito simples, o comportamento de "tartarugas"! 
É também uma aventura, porque desafia o nosso senso comum. Quando olhamos para o mundo real apenas usamos os nossos sentidos e as nossas ações. O desafio deste ambiente de programação é convidar a pensar por todos ou por grupos de agentes ( pessoas, entidades, outros seres vivos) que, com as suas motivações ou características próprias e diversificadas, criam a complexidade que só tem paralelo com a que assistimos, todos os dias, à nossa volta no mundo real. 

O Netlogo (http://ccl.northwestern.edu/netlogo/) é uma ferramenta de software inventada por Mitchel Resnick, que permite a simulação de ambientes onde decorrem em simultâneo muitos acontecimentos num pequeno mundo virtual. 

Este software é hoje utilizado quer por investigadores quer por professores de diferentes áreas curriculares, para testar modelos de comportamento social, para explicar fenómenos naturais e também para desenvolver a criatividade e o gosto pela ciência e a arte.



O curso decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de maio, no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, no edifício do Observatório do Ambiente dos Açores. O formador será José Cascalho, professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores e membro do Centro de Matemática Aplicada e Tecnologias de Informação.

As inscrições encontram-se abertas e não têm qualquer custo associado.

1 comentário:

  1. Boa tarde!
    Venho por este meio a Vª Excelência inscrever-me para o curso de tartarugas.
    Obrigado!
    Mário de Melo

    ResponderEliminar