sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

14 anos de clonagem







A data de 24 de Fevereiro de 1997, mudou os olhos dos meros mortais que nada sabiam sobre os extremos da medicinas e da ciência, com o anúncio do primeiro mamífero clonado a partir da célula de um animal adulto, a hoje famosa ovelha Dolly. A ovelha foi clonada pelo Dr. Ian Wilmut, do Instituto Roslin, de Edimburgo, com ajuda de uma empresa privada de biotecnologia.

Dolly nasceu em 1996, no entanto o anúncio do seu nascimento só veio no ano seguinte. Passados 6 anos, apresentava sinais de envelhecimento precoce e sinais de doença pulmonar progressiva, acabando por ser sacrificada. Os cientistas acreditam que o envelhecimento precoce deveu-se ao facto de Dolly ter sido clonada a partir de células de uma ovelha de 6 anos.

Depois de Dolly, foram clonados outros animais, como ratos, vacas, porcos e gatos , o que gerou grande discussão entre cientistas, políticos, religiosos e a população em geral. Sem dúvida a clonagem é assunto controverso.

Afinal o que é a clonagem?

A clonagem e um processo de obtenção de indivíduos provenientes de multiplicação assexuada do mesmo ser. Os clones são geneticamente iguais ao seu progenitor, ou seja, tem igual código genético. A clonagem é possível através de uma técnica que consiste em obter um ser completo, ou orgão, a partir de um óvulo, não fecundado, ao qual foi retirado o núcleo e para o qual foi transplantado o núcleo de uma célula adulta.

Existem dois tipos de clonagem:

Clonagem reprodutiva, através da qual são produzidos organismos completos;

Clonagem terapêutica, através da qual são produzidos orgão ou tecidos que serão posteriormente utilizados para tratar doenças ou deficiências.

http://www.federacao-vida.com.pt/vida/Artigos/artigos/clonagem.htm

Foto do dia (24 de Fevereiro)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Foto do dia (23 de Fevereiro de 2011)



















A observação permite-nos fazer uma previsão meteorológica a curto prazo.

Povos antigos prediziam o tempo com base na observação dos astros. Por meio do movimento do Sol, das estrelas e dos planetas, os antigos egípcios podiam prever as estações e as cheias do rio Nilo, tão essenciais para a sobrevivência do povo egípcio.

Fonte: Wikipédia

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ano Internacional da Química 2011

Em resultado da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), que decorreu de 31 de Julho a 6 de Agosto de 2009, em Glasgow, na Escócia-Reino Unido, proclamou-se 2011 como o Ano Internacional da Química, sob o tema “Química - a nossa vida, o nosso futuro”. A agenda de comemorações será organizada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).Os dias 27 e 28 de Janeiro de 2011, foram a data escolhida para a abertura oficial desta celebração, em Paris, sede da UNESCO.
O objectivo do Ano Internacional da Química é celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade. A química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais. A programação do Ano Internacional da Química também será inserida nas atividades da Década da Educação e do desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pela UN. Assim, as atividades programadas para 2011 darão ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis. Além disso, no ano 2011 comemora-se o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie, o que, de acordo com os organizadores, motivará uma celebração pela contribuição das mulheres à ciência.
Em Portugal, os objectivos do AIQ2011 são aumentar o reconhecimento público da química, na satisfação das necessidades do mundo, incentivar o interesse na química entre os jovens, e gerar entusiasmo para o futuro criativo da química.
Texto: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foto do Dia (19 de Fevereiro de 2011)


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Foto do Dia (18 de Fevereiro de 2011)

Dedicamos este poema ao lindo dia de sol que está hoje.

O sol existe…
Mesmo que pareça tão longe
Mesmo que pareça o dia tão escuro
Mesmo que as nuvens o encubram
O sol existe…
Devemos procurar
Mesmo que nos pareça difícil
Mesmo que não consigamos enxergar
Mesmo que as dificuldades tomem
conta das nossas vidas
Mesmo que pareça não haver solução
O sol existe…
E irá brilhar para você um dia
Mesmo que demore um pouco
Mesmo que você feche a janela
e se tranque no seu quarto a chorar
O sol continua a brilhar
e a embelezar a Terra
Não devemos nos preocupar
com as incertezas da vida
Sabemos que existem muitas trovoadas
Mas um dia o sol aparece
Um dia você sorrirá e dirã:
Que lindo dia!
Mesmo que ninguém perceba
Mesmo que você não perceba
O sol brilha para você
A vida está torcendo por você
É só não importar
com as tempestades da vida
ela não vai te derrubar
Se quiser chorar, chore
Se quiser amar, ame
Mas deixe o sol brilhar
acredite no amanhã
sempre existe uma esperança
pra tudo existe um caminho
mesmo que a sua caminhada
seja difícil mais tortuosa
mesmo que tenha muitas pedras
Mesmo que no seu caminho tenha
muitas nuvens negras e tudo esteja
nublado, encoberto
mesmo que você não evja mais o sol
na sua vida
Tenha certeza que ele existe
um dia você o encontrará
e viverá toda a alegria do momento

E dirá para si mesmo

Valeu a pena esperar
O sol existe
A felicidade existe…

Cristiane Souza Gomes

in http://www.frasespoesias.com/frases/sol/

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FOTO DO DIA (17-02-2011)

Veja aqui o estado do tempo em frente ao CCAH.
Mesmo convidativo para dar um passeio pela praia.
Parece ser um bom programa para este "Dia de Amigas" típico terceirense.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A exposição "HUBBLE - 20 ANOS, 20 IMAGENS" também esteve na Escola Profissional da Horta

A exposição de astronomia do telescópio espacial está quase a terminar a sua digressão pelo arquipélago.

A sua mais recente exibição foi na Escola Profissional da Horta na ilha do Faial e encontra-se de momento no Pico e será em breve exibida no concelho da Madalena. Esta será a sua última paragem.









164º Aniversário de Thomas Edison


“O génio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de trabalho”


Thomas Alva Edison nasceu a 11 de Fevereiro de 1847. Foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.

Registou mais de 1000 patentes. Não apenas mudou o mundo em que vivia, suas invenções ajudaram a criar outro muito diferente. O fonógrafo foi só uma de suas invenções. Outra foi o cinetógrafo, a primeira câmara cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também transformou o telefone, inventado por Antonio Meucci,em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Trabalhou em projectos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios x e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto. Acima de tudo, foi ele quem ajudou a trazer a civilização da Era do Vapor para a Era da Eletricidade.

Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada eléctrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison

sábado, 5 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia Mundial das Zonas Húmidas Fotos























Dia Mundial das Zonas Húmidas 2011

No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, nos dias 2 e 3 de Fevereiro, o CCAH-Centro de Ciência de Angra do Heroísmo - organizou e realizou diversas sessões de observação de aves aquáticas nos dois pauis do concelho da Praia da Vitória (paul da Praia da Vitória e Paul da Pedreira do Cabo da Praia). No dia 3 a equipa contou com o apoio da Drª Cecília Melo da Universidade dos Açores, bem como do Sr. Carlos Pereira da SPEA-Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. Foram acompanhados cerca de 80 alunos da Escola Secundária Vitorino Nemésio, Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade e ainda da Casa de Saúde de São Rafael.

A actividade iniciou-se com uma primeira abordagem ao paul como conceito e a sua importância para as aves migratórias, como ponto de descanso e alimentação no meio do Atlântico Norte, procedimentos e comportamentos para a prática de “birdwatching” e como se processa a identificação das espécies com o auxílio de um guia de campo. O CCAH produziu cadernos de identificação com as aves migratórias existentes em ambos os locais (morfologia, imagem, dimensões, cores, alimentação, voo, nidificação, migração e chamamentos).

No paul da Praia, observaram-se galinhas-d’água (Galinulla choropus), espécie mais emblemática desta zona húmida (a única cuja nidificação está confirmada para o local) e patos europeus e americanos: negrelho-americano (Aythya affinis); zarro-negrinha (Aythya fuligula); zarro-de-coleira (Aythya collaris), piadeira (Anas americana) e galeirão-americano (Fulica americana). Além destas espécies, ainda foram observadas a garças-pequenas-brancas (Egretta garzetta) e ainda uma garça-real-americana (Ardea cinerea), que já se pode considerar como residente, desde o ano passado (esta é uma excelente época para observação de aves migratórias). No paul da Pedreira do Cabo da Praia, observaram-se o borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), pilrito-das-areias/Sanderlingo (Calidris alba), rola-do-mar (Arenaria interpres), o fuselo(Limosa lapponica) e o maçarico-galego (Numenius phaeopus).

A actividade foi bem sucedida e o CCAH conta replicá-la sempre que solicitada por parte das escolas e outras instituições educativas e sociais.