A actividade iniciou-se com uma primeira abordagem ao paul como conceito e a sua importância para as aves migratórias, como ponto de descanso e alimentação no meio do Atlântico Norte, procedimentos e comportamentos para a prática de “birdwatching” e como se processa a identificação das espécies com o auxílio de um guia de campo. O CCAH produziu cadernos de identificação com as aves migratórias existentes em ambos os locais (morfologia, imagem, dimensões, cores, alimentação, voo, nidificação, migração e chamamentos).
No paul da Praia, observaram-se galinhas-d’água (Galinulla choropus), espécie mais emblemática desta zona húmida (a única cuja nidificação está confirmada para o local) e patos europeus e americanos: negrelho-americano (Aythya affinis); zarro-negrinha (Aythya fuligula); zarro-de-coleira (Aythya collaris), piadeira (Anas americana) e galeirão-americano (Fulica americana). Além destas espécies, ainda foram observadas a garças-pequenas-brancas (Egretta garzetta) e ainda uma garça-real-americana (Ardea cinerea), que já se pode considerar como residente, desde o ano passado (esta é uma excelente época para observação de aves migratórias). No paul da Pedreira do Cabo da Praia, observaram-se o borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), pilrito-das-areias/Sanderlingo (Calidris alba), rola-do-mar (Arenaria interpres), o fuselo(Limosa lapponica) e o maçarico-galego (Numenius phaeopus).
A actividade foi bem sucedida e o CCAH conta replicá-la sempre que solicitada por parte das escolas e outras instituições educativas e sociais.
Sem comentários:
Enviar um comentário