quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

14 anos de clonagem







A data de 24 de Fevereiro de 1997, mudou os olhos dos meros mortais que nada sabiam sobre os extremos da medicinas e da ciência, com o anúncio do primeiro mamífero clonado a partir da célula de um animal adulto, a hoje famosa ovelha Dolly. A ovelha foi clonada pelo Dr. Ian Wilmut, do Instituto Roslin, de Edimburgo, com ajuda de uma empresa privada de biotecnologia.

Dolly nasceu em 1996, no entanto o anúncio do seu nascimento só veio no ano seguinte. Passados 6 anos, apresentava sinais de envelhecimento precoce e sinais de doença pulmonar progressiva, acabando por ser sacrificada. Os cientistas acreditam que o envelhecimento precoce deveu-se ao facto de Dolly ter sido clonada a partir de células de uma ovelha de 6 anos.

Depois de Dolly, foram clonados outros animais, como ratos, vacas, porcos e gatos , o que gerou grande discussão entre cientistas, políticos, religiosos e a população em geral. Sem dúvida a clonagem é assunto controverso.

Afinal o que é a clonagem?

A clonagem e um processo de obtenção de indivíduos provenientes de multiplicação assexuada do mesmo ser. Os clones são geneticamente iguais ao seu progenitor, ou seja, tem igual código genético. A clonagem é possível através de uma técnica que consiste em obter um ser completo, ou orgão, a partir de um óvulo, não fecundado, ao qual foi retirado o núcleo e para o qual foi transplantado o núcleo de uma célula adulta.

Existem dois tipos de clonagem:

Clonagem reprodutiva, através da qual são produzidos organismos completos;

Clonagem terapêutica, através da qual são produzidos orgão ou tecidos que serão posteriormente utilizados para tratar doenças ou deficiências.

http://www.federacao-vida.com.pt/vida/Artigos/artigos/clonagem.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário