sexta-feira, 1 de novembro de 2013




MÊS DA CIÊNCIA

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Cultura Científica e Tecnológica, que se celebra a 24 de Novembro 2013, o CCAH - Centro de Ciência de Angra do Heroísmo - organizou este ano um “Mês da Ciência” dividido por quatro semanas temáticas.

Assim, teremos duas semanas dedicadas a duas áreas da física – Eletricidade e Ondas; e duas semanas ligadas a ciências da terra e da vida – Biologia e Agricultura Biológica.

Segue-se a planificação.

* “Semana da Eletricidade”: de 4 a 8 de Novembro teremos atividades laboratoriais e também explorando mais a fundo algumas componentes da nossa exposição “Volta à Física em 60’”. Estas serão sujeitas a inscrição prévia.

* “Semana das Ondas”: de 11 a 15 de Novembro realizamos atividades em parceria com um artista convidado, Marcos Martins, conhecido no mundo do Hip-hop como “Puto EMS”. Esta atividade cientifico-musical “Hip-Hop no laboratório” destina-se a adolescentes entre os 14 aos 18 anos e abordará a ciência por detrás das ondas, e em particular abordaremos as frequências e “beats” de Hip-hop, em laboratório. Esta atividade está sujeita a inscrição prévia. Agradecemos ao Marcos Martins pelo design dos cartazes.

* “Semana da Biologia”: de 18 a 22 de Novembro (mediante inscrição prévia), desenvolveremos um conjunto de atividades de biologia, entre as quais: “observação de aves migratórias”, “trilhos interpretativos”, “tanque de contacto” (com espécies marinhas), “dissecação de um peixe” (dia 16 celebra-se o Dia Nacional do Mar), “há artrópodes à nossa volta”, “a vida numa gota de água” (com possibilidade de exploração virtual na nossa exposição online “Serviços de Ecossistemas dos Açores" (disponível em http://www.centrocienciaah.com/pagina/expo)” e ainda outras atividades de “Ciência no Aquário”, Ciência à lupa” e “Ciência ao microscópio”.

* “Semana da Agricultura Biológica”: de 25 a 29 de Novembro, teremos esta semana cujo destaque vai para a Palestra intitulada "No Mundo de uma Raiz", com Avelino Ormonde da Biofontinhas, o grande impulsionador deste tipo de agricultura sustentável na Terceira. A referida palestra pública decorrerá no dia 25 de Novembro, segunda-feira, pelas 19h00 no CCAH.

De 18 a 29 de Novembro, realiza-se ainda o “Meeting-Labs”, uma atividade em parceria com a Universidade dos Açores que envolve os seguintes investigadores: Professor Félix Rodrigues; Professor Eduardo Dias; Professora Rosalina Gabriel; Professor Paulo Borges; Professor Jorge Pinheiro; Professor Tomás Dentinho; Doutora Célia Silva; Dr. Rui Carvalho e o Dr. Rui Nunes. Esta atividade destina-se a alunos dos 3ºs ciclos e secundários e requer inscrição prévia por parte das escolas interessadas. Estes terão a oportunidade de visitar laboratórios e conhecer de perto alguns dos trabalhos de investigação em ciência desenvolvidos naquela instituição.

Para inscrições e caso necessite de mais informação, contacte-nos.

Agradecemos a divulgação das nossas atividades.


Sem comentários:

Enviar um comentário