terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cientista planetário escreve guia turístico sobre Marte

Notícia completa em:

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=51937&op=all

Ninho de dinossauro com 15 crias achado na Mongólia

Estudo revela informações sobre o desenvolvimento pós-natal das crias

  

  Ninho do dinossauro 'Protoceratops andrewsi'

Ninho do dinossauro 'Protoceratops andrewsi'



Um ninho repleto de restos fossilizados de 15 crias de dinossauro, da espécie Protoceratops andrewsi, foi encontrado em Tugrikinshire, na Mongólia, por investigadores norte-americanos. Trata-se do primeiro ninho deste género alguma vez descoberto.
O estudo deste achado revela novas informações sobre o desenvolvimento pós-natal e sobre o cuidado dos progenitores em relação às crias. O estudo está publicado no «Journal of Paleontology».
David Fastovsky, professor de geociência da Universidade de Rhode Island, a descoberta revela que as crias permaneciam no ninho durante um longo período.
“Encontrar dinossauros jovens num ninho é um acontecimento relativamente raro e não me lembro de nenhuma outra espécie que conserve 15 crias desta forma”, diz o investigador, citado pelo jornal espanhol «ABC».
Encontrado na Formação Djadochta, zona de Tugrikinshire, Mongólia, o ninho tem forma de bacia e um diâmetro de 2,3 metros. Os investigadores admitem que terá 70 milhões de anos.
No seu interior encontram-se, então, os 15 dinossauros, dez dos quais completos, num estado de crescimento e desenvolvimento semelhante e com o mesmo tamanho, o que indica que serão todos filhos da mesma mãe.
Um Protoceratops andrewsi adulto media 1,84 metros de altura e demorava dez anos para atingir o seu tamanho máximo. Os investigadores calculam assim que as crias teriam um ano quando morreram.
A morte terá decorrido provavelmente, durante uma tempestade de areia, acreditam os investigadores. Os motivos da excelente conservação dos fósseis prendem-se com a aridez do terreno.
O local que é actualmente a Mongólia era amplamente habitado por dinossauros terópodes, entre eles o conhecido Velociraptor, que provavelmente se alimentava das crias dos Protoceratops.

Artigo: A Nest of Protoceratops andrewsi(Dinosauria, Ornithischia)

sábado, 26 de novembro de 2011

Uma Questão de Ambiente, Saúde e Cidadania Insular


No âmbito da implementação do projecto EurolifeNet na Ilha Terceira, o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, convida a população em geral para o encontro científico “Uma questão de ambiente, saúde e cidadania insular”, que decorrerá no dia 7 de Dezembro pelas 18h30 no edifício do Observatório do Ambiente dos Açores e que juntará todos os elementos envolvidos no projecto.
Com o objectivo de consciencializar a população em geral dos perigos da poluição atmosférica para a saúde e da importância de uma cidadania mais participativa na correcção desses problemas, o CCAH pretende convidar profissionais de cada uma das áreas afectas ao projecto – saúde/ambiente/cidadania –  a fim de haver um diálogo aberto e esclarecedor entre os convidados e a comunidade em geral sobre a temática.
Através da divulgação e integração dos conceitos de ambiente, saúde e cidadania, pretende-se, com este encontro, que a comunidade se sinta envolvida no projecto e desta forma, conseguir uma maior receptividade e abertura da população à temática envolvente.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Exposição "QUÍMICA A RETALHO - PHARMÁCIAS DO SÉCULO PASSADO"

Em comemoração do Ano Internacional da Química, o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo apresenta a exposição de antigos objectos do uso farmaceutico. Com a colaboração de algumas farmácias locais, colocou-se à vista instrumentos e materiais que faziam parte da actividade de preparação e armazenamento de produtos e medicamentos nas farmácias no passado e que hoje já não são utilizados. Uma forma de relembrar os velhos tempos é visitar o centro e conhecer estas relíquias.

SEMANA CIENTÍFICA de 21 a 25 de Novembro

Começou hoje a Semana Científica no CCAH. Este ano, o Centro de Ciência dedica a comemoração do Dia nacional da Cultura Científica com especial destaque para a nova exposição "Evolução - Resposta a um Planeta em Mudança". Mas temos muito mais. Visite-nos já!


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento



Estabelecido pelo Sistema das Nações Unidas em 2001 e celebrado no Brasil desde 2005, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é comemorado a 10 de Novembro.
Esta data representa uma oportunidade para a reflexão sobre o papel que ciência desempenha na construção de um mundo melhor e nela pretende-se reiterar o compromisso da UNESCO em: a) fortalecer a consciência pública do papel da ciência na promoção de sociedades sustentáveis e pacífica;
b) promover o intercâmbio nacional e internacional do conhecimento científico;
c) renovar o compromisso nacional e internacional no uso da ciência em prol da sociedade;
d) enfatizar os desafios enfrentados pela ciência e fomentar o apoio à promoção do desenvolvimento científico.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Centro de Ciência apresenta nova Exposição

"EVOLUÇÃO: RESPOSTA A UM PLANETA EM MUDANÇA" é a nova exposição principal no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.

O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo apresenta uma nova exposição na sua área principal. Esta é uma das mais completas colecções de fósseis existentes em Portugal (complementada com algumas réplicas), ilustrando a diversidade dos seres vivos que já habitaram e habitam o nosso planeta.

Esta visita permite explorar alguns dos mecanismos que os seres vivos adquiriram para se adaptarem e ultrapassarem as várias barreiras resultantes das profundas alterações que ocorreram na Terra. A conquista do oxigénio, a saída da água e a conquista do meio terrestre e do ar são apenas alguns dos exemplos que estarão retratados na exposição.

"Evolução: Resposta a um Planeta em Mudança" abre ao público dia 7 de Novembro e pode ser visitada de forma gratuita no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo de terça a sexta-feira entre as 9h e as 18h00 e segundas e sábados das 9h00 às 16h00.

Venha conhecer fósseis fantásticos de trilobites, dinossáurios, peixes e aves primitivas, compare o nosso crânio com os nossos ancestrais e descubra quais as diferenças!