quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nova tecnologia compõe textos sem intervenção humana

Empresa norte-americana desenvolveu "software" que escreve artigos em poucos segundos

2011-09-13
'Site' desportivo «Big Ten Network» utiliza a tecnologia da Narrative Science
'Site' desportivo «Big Ten Network» utiliza a tecnologia da Narrative Science
Um novo software desenvolvido pela empresa norte-americana Narrative Science é capaz de transformar dados brutos em textos gramaticalmente correctos, sem autoria nem edição humana. Desenvolvido ao longo de dez anos, o programa foi inicialmente concebido para a informação desportiva, mas está já a expandir o seu mercado.
O portal «Big Ten Network» usa este software para distribuir sumários dos jogos assim que terminam. O primeiro texto, ou “história”, como diz a empresa, automaticamente gerado descrevia um jogo de basebol da equipa Northwestern Wildcats.
Lançada formalmente no início de 2010 e com sede em Chicago, a Narrative Science desenvolveu uma tecnologia avançada que permite transformar “informação em conteúdos editoriais de alta qualidade”, dizem na sua página oficial.
O software é capaz de escrever artigos novos em tempo real a partir de informação em bruto, seja numérica ou textual, estruturada ou não. Relatórios financeiros, informação imobiliária e sondagens podem também ser usados para gerar artigos legíveis em apenas alguns segundos.

A empresa norte-americana está agora a trabalhar com 20 empresas, não só na produção de relatos desportivos mas também de artigos para jornais de medicina.

fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50893&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário