Quantos elos são necessários para uma mensagem chegar a um desconhecido num país qualquer?
“Distância social” entre duas pessoas é de seis graus.
A empresa Yahoo e a rede social Facebook juntaram forças para testar, de uma vez por todas, a teoria da década 1960 que concluiu que todas as pessoas estão ligadas umas a outras por seis
elos – conhecida pelo nome "seis graus de separação".
O estudo poderia resolver a grande questão sobre os graus de separação entre as pessoas, lançada, em 1967, pelo psicólogo social norte-americano Stanley Milgram (1933-1984), da Universidade de Harvard. Milgram dedicou-se ao estudo «Small World» sobre a forma de conceber as conexões dos círculos sociais da humanidade.
Com o fenómeno das redes sociais virtuais, como o Facebook com seus 750 milhões de membros, também mudou o modo como vemos nossas interligações globais. Esta semana, os cientistas sociais do Facebook e da Yahoo começaram a experiência e pretendem descobrir, no vasto mundo das redes online, quantos elos são necessários para uma mensagem chegar a um desconhecido num país qualquer.
A actual versão do projecto Yahoo-Facebook, chamado de Small World (mundo pequeno), podem ajudar a resolver as lacunas deixadas pelo estudo de Milgram. Já que, em média, cada membro do Facebook tem 130 amigos na rede social, e é possível visualizar essa teia de ligações como um "gráfico social".
O Facebook triplicou nos últimos dois anos e a rede torna-se bastante densa, tendo em conta que “as lacunas entre as pessoas vão sendo preenchidas por novos membros”, segundo dados avançados pelo Facebook, em comunicado. O registo digital é capaz de mostrar a extensão das conexões entre as pessoas, mas os indivíduos podem não estar sempre conscientes de quão grande é a sua rede, já que eles nem sempre conhecem os amigos de seus amigos.
Sendo assim, o projecto «Small World» foi criado para testar a hipótese que qualquer pessoa no mundo pode obter uma mensagem de outra apenas estando a "seis graus da separação" passando-a de amigo para amigo.
Teoria de Milgram aplicado às novas tecnologias.
O mundo tinha cerca de 3,5 mil milhões de pessoas quando Milgram realizou a sua experiência, na época. Hoje, existe praticamente o dobro de pessoas. Segundo um dos membros do projecto, “os resultados podem ter aplicações de negócios no Facebook, por exemplo, porque os graus de separação entre indivíduos, e marcas comerciais que publicam anúncios no Facebook, são importantes", referem ainda.
Para a experiência de Milgram foram enviados pacotes, aleatoriamente, a 160 moradores em Wichita, Kansas e Omaha, no Nebraska, pedindo-lhes para que o reencaminhasse para um amigo ou conhecido para que este o repassasse a outro indivíduo final – um corretor da Bolsa de Valores de Boston, em Massachusetts. Os pacotes chegaram depois de passarem por 5,5 pessoas em média.
São agora amplamente reconhecidas as falhas de Milgram. As conclusões basearam num pequeno número de resultados – apenas 64 dos 300 pacotes chegaram ao destinatário.
Contudo, a validade do actual estudo vai depender se é representativa da população geral, já que os usuários de redes sociais online são os mais jovens. O Yahoo e o Facebook esperam atrair muitos mais participantes que Milgram poderia obter por correio naquela altura. Já em 2008, um estudo realizado pela Microsoft mostrou que o elo médio de contactos entre os usuários do Serviço Messenger NET foi de 6,6 pessoas.
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