quarta-feira, 22 de maio de 2013




Competição de Robótica no CCAH 
- desafio de "Luta Sumo" -


No âmbito do 15º Encontro Português de Inteligência Artificial - EPIA 2013 (http://www.epia2013.uac.pt/)  que se realizará de 9 a 12 de setembro em Angra do Heroísmo, evento organizado localmente pelo CMATI - Centro de Matemática Aplicada e Tecnologia da Universidade dos Açores (Uaç) e pelo Grupo de Biodiversidade da Universidade dos Açores, o  Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (CCAH), em colaboração com a Uaç e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), lançou este ano letivo um desafio aos jovens das escolas da ilha Terceira propondo-se dois temas principais.


O primeiro, designado por Robôs Inteligentes, envolve a construção e programação de robôs Mindstorms da Lego com o objetivo de realização de uma competição interescolas no final do ano. 

Quanto ao segundo tema, Agentes Inteligentes, permitiu já a realização entre 2 e 4 de maio de um workshop alusivo ao software Netlogo, um ambiente de modelação e simulação de fenómenos naturais e sociais, intitulado "Aprender no mundo louco das Tartarugas". 

A competição de robôs será no formato de Luta Sumo e decorrerá no próximo dia 25 de maio pelas 11h00 no CCAH com equipas da Escola Secundária Tomás de Borba, Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade e da Escola Secundária Vitorino Nemésio. De salientar a vinda do Professor Luís Moniz do Departamento de Informática da FCUL à Terceira, que  em janeiro passado ministrou um workshop de iniciação à robótica e a vinda no próximo dia 25 de Maio do professor Paulo Urbano da FCUL, que supervisionará a competição final.

 Os resultados deste projeto serão enquadrados no contexto do EPIA 2013, pretendendo efetuar-se durante o mês de setembro uma apresentação dos resultados do projeto, uma exposição de robots, comunicações e uma simbólica entrega de prémios ao grupo vencedor.

Convidamos desde já todo o público interessado a comparecer no CCAH no próximo dia 25 de maio, sábado, pelas 11h. 

Não falte!



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Festival Cine'Eco na Ilha Terceira


Entre 3 de maio e 13 de junho será apresentada na Terceira uma extensão do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, numa organização conjunta do Observatório do Mar dos Açores (OMA), do Cine-Clube da Ilha Terceira (CCIT) e do Observatório do Ambiente dos Açores (OAA), com a colaboração do Alpendre – Grupo de Teatro e da Associação Cultural Burra de Milho.


Ao todo serão realizadas oito sessões, conforme o programa/cartaz anexo, no auditório do Alpendre – Grupo de Teatro, com início pelas 21:30 horas.

O Cine’Eco é o único festival de cinema, em Portugal, dedicado à temática ambiental no seu sentido mais abrangente. Tem lugar em Seia, anualmente, no mês de outubro, e de forma ininterrupta desde 1995, por iniciativa do Município de Seia.

O Festival, à beira de completar duas décadas de existência, procura promover novas ideias e acções através do audiovisual, para fazer o público refletir sobre as questões ambientais.

A iniciativa de trazer a extensão deste festival aos Açores (Faial, Terceira e São Miguel) resulta de uma parceria base estabelecida entre o Observatório do Mar dos Açores (OMA) e organização do Festival Cine’Eco|Seia, que arranca simultaneamente no Faial (onde estará presente Mário Branquinho, Diretor do Festival) e na Terceira (onde estará presente Carla Dâmaso da Direção do OMA) no dia 3 de maio com a exibição do filme vencedor da última edição, Neve em Silêncio, a intoxicação invisível do Ártico (Silent Snow), de Jan van den Berg e Pipaluk Knudsen-Ostermann, 2012.

Com uma extensa programação, destaca-se a sessão especial, no dia 21 de maio, na qual serão apresentados dois trabalhos do realizador António Escudeiro sobre o Culto do Espírito Santo, intitulados 5º Império – Festas do Espírito Santo, 2001, e Agostinho da Silva fala com a câmara de António Escudeiro, 1990.

Este é o primeiro ciclo de cinema a que está associado o recém reativado Cine-Clube da Ilha Terceira, cuja primeira sessão ocorreu no passado dia 23 de abril com a projeção, no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, do filme A Nave dos Loucos (Ship of Fools), de Stanley Kramer, 1965, justamente aquele que no mês de Janeiro de 1978 inaugurou a atividade do Cine-Clube.