quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Projeto Hypatiamat visa promover o sucesso da Matemática no ensino



Esta iniciativa consiste num portal de divulgação com diversas ferramentas e aplicações hipermédia de apoio ao ensino e à aprendizagem desta disciplina; tarefas interativas e dinâmicas; problemas com pistas e propostas de resolução e fichas de avaliação e exercícios de exames nacionais e internacionais. Pretende também ser uma ferramenta para os professores, pois permite a marcação de trabalhos para casa.

 Aprendizagem pode ser acompanhada por um tutor digital


O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) realiza no próximo sábado, a apresentação do projeto Hypatiamat (http://www.hypatiamat.com/), que tem como objetivo mapear as condições de (in)sucesso na disciplina de Matemática e contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. 

fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57048&op=all

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

NASA considera a queda dos Urais, do passado dia 15, como o maior meteorito dos últimos 100 anos na Terra! http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57018&op=all

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Dia Mundial das Zonas Húmidas


O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, em parceria com a Ecoteca / Parque Natural da Ilha Terceira, vem por este meio divulgar o programa para as comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas. Esta efeméride é marcada a 2 de Fevereiro, instituído pela Convenção de Ramsar desde 1971.
Desde 2009, o Centro de Ciência organiza visitações aos Pauis da Praia da Vitória para que os grupos conheçam aqueles sítios como Zonas Húmidas juntando a observação de aves como uma forma de exploração sustentável daqueles locais.

Este ano, junto com os nossos parceiros, adicionou-se outro ponto de interesse para visitação e interpretação. Além dos habituais pauis, também nos deslocaremos ao interior da ilha e explorar também locais de turfeiras. A complementar, existe ainda outra novidade, que é a introdução de experiências no local e na hora. Leveremos connosco um kit de parâmetros fisico-químicos da água em que analisaremos o estado das águas, por exemplo ver se o pH é ácido, básico ou neutro, e o resto deixamos para quem nos for acompanhar.

Estas atividades realizar-se-ão de 4 a 6 de Fevereiro.

Amanhã, quarta-feira, pelas 18h30, realiza-se uma comunicação pela Mestre Cândida Mendes da Universidade dos Açores que nos falará de "Turfeiras: Curiosidades, verdades e consequências".

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Oficina de máscaras


Neste Carnaval seja original!


Este ano o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, propõe um Carnaval diferente e original aos seus visitantes.

Em vez das tradicionais máscaras de plástico, compradas em grandes superficies, que tal criar a sua própria máscara?

Além de ser original, está a contribuir para um  ambiente melhor. Como? Através da politica dos 3R´s – reduzir, reciclar e reutilizar. Pois a sua máscara será constituida por materiais, que para muitos, seria considerado lixo, mas para nós são autenticas matérias primas.

Além disso, poderá descobrir a Ciência por detrás de cada uma das etapas no processo de construção da sua máscara. Já pensou porque a cola, cola? E as cores...Será que há cores “escondidas” por trás das cores que vemos?  A resposta a estas perguntas estão no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.

Venha visitar-nos, prometemos surpreendê-lo. Inscreva-se já!