sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Noite das Bruxas no CCAH





Vem festejar a Noite das Bruxas no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo!

Os fantasmas, bruxas e vampiros andam à solta e prometem uma noite assustadoramente divertida. 

Vem conhecer a Bruxa Arreganha Dentes, provar Travessuras na Caneca e assistir a um Filme para Adormecer.

A atividade terá inicio às 21h00 (31Out) e terminará às 9h00 (1Nov). 

As inscrições já estão abertas!
Traz o teu saco-cama e vem ter uma noite inesquecível.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012




O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo está a organizar, em parceria com o Europe Direct Açores, a V Edição da "Semana do Mar".

A Semana do Mar surge no âmbito do Dia Mundial Marítimo, decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que pretende chamar a atenção para a importância global das indústrias marítimas para o comércio mundial, a promoção da segurança no transporte marítimo e ainda com o objetivo de assegurar a proteção do ambiente marinho.

Os objetivos que norteiam as atividades são: celebrar a efeméride supracitada; sensibilizar o público-alvo para a importância da preservação do mar como fonte de recursos e pelos seus ecossistemas; envolver participantes de diversas faixas etárias, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, e promover a integração de iniciativas do interesse comum e o espírito de parceria.

Este ano as atividades realizar-se-ão de 23 a 27 de Outubro e terão como público-alvo principal Instituições de Solidariedade Social e grupos de risco: Associação Cristã da Mocidade, Cáritas, Santa Casa da Misericórdia, Irmandade Nossa Senhora do Livramento, Casa de Saúde de São Rafael, Associação dos pais e amigos de crianças deficientes da Praia da Vitória e o Centro Comunitário da Terra-Chã.


As atividades incluem (para mais informação consultar o programa abaixo)


* palestra intitulada "Invasões de espécies do Mar Vermelho no Mediterrâneo - a crise biológica do Canal do Suez", pelo Prof. Doutor João Pedro Barreiros;

* sessão intergeracional designada "As gerações em actividade no meio aquático", dinamizada pelas fisioterapeutas Mercês Matos Fonseca e Manuela Azevedo;

* limpeza subaquática na Marina de Angra do Heroísmo, com o apoio da Marinha Portuguesa, Portos dos Açores, Octopus, Diveropus e Cruz Vermelha Portuguesa, Universidade dos Açores; Associação Bandeira Azul da Europa e SurfRider Foundation Azores;

* saídas de barco solidárias pelas empresas Octopus e Ocean Emotion, com grupos de instituições de solidariedade social: ACM, CS São Rafael e Irmandade Nª Sª do Livramento;

* sessões de Vela Adaptada na Praia da Vitória com o Sr. Carlos Borges (Clube Naval da Praia da Vitória);

* sessões alusivas à Campanha "SOS Cagarro 2012" com o Engº Hélder Xavier (Apoio da Ecoteca de Angra do Heroísmo, Parque Natural da ilha Terceira);

* "tanque de contacto" e dissecação de peixe e ainda um workshop denominado "barco à vela".



*clique para aumentar

terça-feira, 16 de outubro de 2012

V Semana do Mar

O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo está a organizar, em parceria com o Europe Direct Açores, a V Edição da "Semana do Mar". A atividade surge no âmbito do Dia Mundial Marítimo, decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que pretende chamar a atenção para a importância global das indústrias marítimas para o comércio mundial, a promoção da segurança no transporte marítimo e ainda com o objetivo de assegurar a proteção do ambiente marinho. Os objetivos que norteiam as atividades são: celebrar a efeméride supracitada; sensibilizar o público-alvo para a importância da preservação do mar como fonte de recursos e pelos seus ecossistemas; envolver participantes de diversas faixas etárias, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, e promover a integração de iniciativas do interesse comum e o espírito de parceria.
Este ano as atividades realizar-se-ão de 23 a 27 de Outubro e terão como público-alvo principal Instituições de Solidariedade Social e grupos de risco: Associação Cristã da Mocidade, Cáritas (confirmar), Santa Casa da Misericórdia, Irmandade Nossa Senhora do Livramento, Casa de Saúde de São Rafael e o Centro Comunitário da Terra-Chã.
As atividades incluem:  palestra "Invasões de espécies do Mar Vermelho no Mediterrâneo - a crise biológica do Canal do Suez", pelo Prof. Doutor João Pedro Barreiros; uma sessão intergeracional designada "As gerações em actividade no meio aquático", dinamizada pelas fisioterapeutas Mercês Matos Fonseca e Manuela Azevedo; limpeza subaquática na Marina de Angra do Heroísmo; atividade de "tanques de contacto"; sessões alusivas à Campanha "SOS Cagarro 2012", saídas de barco com grupos de instituições de solidariedade social e ainda um workshop.
A semana conta com o apoio da Marinha /Capitania do Porto de Angra do Heroísmo; Portos dos Açores; Universidade dos Açores; Parque Natural da Terceira; Octopus Diving Center; Diveropus; Clube Naval Praia da Vitória; Cruz Vermelha Portuguesa; Associação Bandeira Azul da Europa e SurfRider Foundation Azores.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Exposição Insetos - Vida nos Açores



Até 9 de fevereiro, está patente, no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, uma exposição sobre a diversidade de insetos dos Açores,  intitulada Insetos - vida nos Açores, com fotografias,  em detalhe e 3D,  de Paulo Borges, Pedro Cardoso e Javier Torrent.







Também, inseridos na exposição, existem mais dois espaços: o cantinho - Imaginação em Ação -  para o mais pequenos criarem o seu inseto e um pequeno laboratório, com lupas estereoscopias,  para os mais curiosos observarem insetos ao pormenor.






Venha visitar-nos, a entrada é gratuita!