sexta-feira, 29 de julho de 2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

Exposição fotográfica no CCAH

 

A exposição é da responsabilidade do fotógrafo francês François Rigal, que compara as zonas costeiras de Roscoff em França com os Açores, onde o ritmo de vida depende do temperamento do mar e do tempo.

Estará patente durante o Verão. 
A entrada é gratuita. 
Visite-nos!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

GESTÃO INTEGRADA DAS ZONAS COSTEIRAS


GESTÃO INTEGRADA DAS ZONAS COSTEIRAS 
OBSERVAÇÃO DE AVES NA BAÍA DA PRAIA DA VITÓRIA

Já esteve na Baía da Praia da Vitória a observar aves?
Então precisamos de si!
Caso possa participar, basta contactar a coordenadora do projecto Helena Guimarães: helenaguimaraes@uac.pt ou 968829544.
Resumidamente:
Estamos a caracterizar a actividade de Observação de Aves na Baía da Praia da Vitória. Como tal, as melhores fontes de informação são os visitantes desta área. O que pretendemos é uma conversa informal sobre as características actuais da zona, tal como, quais as características mais e menos atraentes.
A próxima reunião está planeada para dia 27 ou 28 de Julho (quarta ou quinta-feira da próxima semana) na sede da SPEA (Sociedade Portuguesa de Estudos das Aves). Caso possa comparecer, contacto-nos o quanto antes.
Durante o mês de Setembro iremos realizar reuniões na Praia da Vitória.
Informação detalhada no blog do projecto. http://forumnapraia.blogspot.com/

Novo site - Exposição Online

Exposição online sobre Serviços dos Ecossistemas dos Açores

Aceder em:
http://www.centrocienciaah.com


189º Aniversário do Pai da Genética


Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na actual Áustria. Foi baptizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.
Entre os anos de 1851 e 1853 estuda História Natural na Universidade de Viena. Neste curso, adquiriu muitos conhecimentos que seriam de extrema importância para o desenvolvimento de suas teorias.
Aproveitou também os conhecimentos adquiridos do pai, que era jardineiro, para começar a fazer pesquisas com árvores de fruto. Em 1856 já fazia pesquisas com ervilhas, nos jardins do mosteiro.
Sua teoria principal era a de que as características das plantas (cores, por exemplo) deviam-se a elementos hereditários (actualmente conhecidos como genes). Como passava grande parte do tempo dedicando-se às actividades administrativas mosteiro, foi deixando de lado suas pesquisas relacionadas ao estudo da hereditariedade.
Morreu em 6 de janeiro de 1884 sem que tivesse, em vida, seus estudos reconhecidos. Somente no começo do século XX que alguns pesquisadores puderam verificar a importância das descobertas de Mendel para o mundo da genética.

As Leis de Mendel:

 -Primeira Lei (Lei da Segregação)
explica que na fase de formação dos gâmetas, os pares de factores se segregam.

 Segunda Lei (Lei da Uniformidade)
Afirma que as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos pais, mas sim pela característica dominante de um dos progenitores (característica dominante).

 Terceira Lei (Lei da Recombinação dos Genes)
Explica que cada uma das características puras de cada de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.

Fonte: http://www.todabiologia.com/pesquisadores/gregor_mendel.htm

sábado, 9 de julho de 2011

Átrio de Ciência - Entre e Explore por si!


Durante o Verão, o átrio do CCAH vai estar aberto ao público - Entre e Explore por si! é o que lhe propomos.
Pode, de forma gratuita, tomar café, chá ou mesmo uma limonada fresquinha, enquanto dsifruta das fragrâncias das plantas aromáticas bem com da maravilhosa vista sobre o Monte Brasil e o mar.
Se desejar, pode participar nas actividades que, ao longo do Verão, vamos preparar para si.

Entre e relaxe com Ciência!

Ciência na Tela


"Para si o que é a Ciência?" - é este o desafio que colocamos aos nossos visitantes.
No, recentemente, renovado átrio do CCAH, propomos mais uma actividade para os dias de Verão. Só tem que entrar, puxar pela sua imaginação e espelhar a sua criatividade numa tela em branco. Temos ao seu dispor, telas, pincéis, tintas...tudo o que precisa para criar a sua "obra de arte". Enquanto é inspirado pela maravilhosa paisagem,oferecemos-lhe um café, um chá ou uma limonada fresquinha.
            Entrada LIVRE!
Todos os materias são GRATUITOS!