quarta-feira, 31 de março de 2010

Sentir a Floresta!

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta (ou da árvore), o CCAH organizou uma actividade para crianças até ao 2º ciclo, intitulada "Sentir a Floresta".

A actividade consiste em três momentos principais:

1. Réplica interior do interior de uma mata açoriana, em que o visitante: experiencia os cheiros de árvores e outras plantas, identificando-os com recurso a uma pequena ficha e identifica aves comuns nos Açores através dos seus chamamentos ou sons.



2. Zona com exemplares vivos das seguintes plantas nativas e endémicas, características da laurissilva açoriana, para identificação visual dos participantes:

  • Loureiro
  • Uva-da-serra
  • Urze
  • Cedro-do-mato
  • Gingeira-do-mato
  • Azevinho
3. Projecção de imagens, apresentações e documentários curtos sobre a floresta





Venha visitar-nos até dia 10 de Abril!

LIMPAR PORTUGAL

O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, e o Centro EuropeDirect, participaram no movimento "Limpar Portugal", tendo contribuído com 5 voluntários directos. A limpeza realizou-se no dia 20 de Março de 2010. No total, na ilha Terceira foram recolhidas mais de 300 toneladas de lixo. O palco foi a canada da Caparica, na freguesia dos Biscoitos. Foram várias horas em que se recolham 5 carrinhas de caixa aberta de resíduos, desde monstros, plásticos, tapetes, garrafas de vidro, latas, esferovite, etc.





Esperamos que esta iniciativa contribua para a consciencialização pública face ao ambiente e que se repita num futuro próximo. Lá estaremos!

sexta-feira, 5 de março de 2010

INFOSENIOR II

Já arrancou a segunda edição do curso INFOSENIOR - Iniciação de informática para séniores.

O curso estender-se-á até ao dia 10 de Abril. O curso desenrolar-se-á às Terças, Quintas-feiras e Sábados, no período da manhã, entre as 10h30 e as 12h30, pelo que o espaço CINET - Ciência na Internet estará reservado para o curso, pedimos a compreensão dos usuários.

Que seja um sucesso tal como o anterior, são os votos da equipa da CCAH.

Relatório RCE Graz 2009

Relatório da Reunião anual em:
http://www.uni-graz.at/rce/documents/downloads/rce%20meeting09/Outcomes%20of%203rd%20European%20RCE%20Meeting%20in%20Graz.pdf

RCE Anual meeting @ Graz, december 2009

Aqui poder-se-á obter mais informação da reunião anual das RCE's.
http://www.rce-graz.at/

RCE Anual meeting @ Graz, december 2009

A recém criada RCE Azores, da qual o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo faz parte integrante, esteve representada em Graz, Áustria, no final do ano passado, entre os dias 15-18 de Dezembro, para a reunião anual das RCEs. Foram discutidas estratégias futuras de legalização, alargamento e aquisição de fontes de financiamento para as RCEs.

Foram exibidos cartazes e foi realizada uma pequena apresentação sobre a nossa RCE, com algumas imagens dos Açores, indicação dos parceiros principais que compõem a rede, estado actual e objectivos futuros, sendo que no final da mesma foi demonstrado algum interesse em realizar daqui a 1 ano (2011) a reunião anual nos Açores.

Foram debatidos inúmeros assuntos, desde a evolução a partir da reunião anterior (Montréal), passando pela Universities European Network, criação de linguagem comum entre RCEs, eventualidade da criação de uma plataforma virtual e houve ainda espaço para a visita a uma fábrica de chocolates biológicos e "fair trade", que paga directamente ao produtor de uma forma muito mais justa (3 vezes mais que o normal), e foi apresentado um exemplo dum fenómeno geográfico "Volcano Land" ("terra do vulcão", devido à existência de um antigo vulcão na região da Estíria (Styria, Áustria) e a forma como este pode criar uma multiplicidade de exemplos de sustentabilidade à volta desse conceito, desde o comércio de produtos alimentares da região com a marca "vulcão", restaurantes, fábricas, agências, turismo, etc. Acima de tudo, a parte em foco e que seria o "sumo" desta visita seria a "inovação regional".

Brevemente serão disponibilizados alguns links, de RCEs europeias.